07 fevereiro 2012

Dicas que estou tentando seguir para creche

Se é a primeira vez que se despede do seu filho (no meu caso, filhos), não há que mentir: vai custar. Na grande parte das vezes, não costuma ser só no primeiro dia.
O mais importante a lembrar é que eles sentem o nosso sofrimento. Por isso, se não quer deixar seus filhos mais tensos na despedida para o início do ano letivo com estranhas que você não faz ideia de como tratarão a sua criança, o melhor é começar a habituar-se à ideia de que custa no início mas, assim como eles, nós também nos habituamos.
A visão de entregar os seus adorados filhos a pessoas das quais você não faz ideia da atitude delas perante as crianças é terrível.
Se achar o ambiente pouco decorado, não se preocupe porque as crianças têm muito tempo para trabalhar para essa decoração!
Aquelas pessoas que lhe tiram os nossos filhos todas as manhãs, aqueles prefeitas desconhecidas, que ficam com o seus filhos durante todo o dia são pessoas qualificadas e competentes para essa profissão. Elas têm curso e formação que as habilita a estar com as crianças, a compreende-las e a saber atuar perante este momento de adaptação. Além disso, são pessoas que gostam do que fazem, porque acredite, é mesmo preciso gostar, não só de crianças, mas de tudo o que isso implica.
Se não se sentir segura, não hesite em marcar um atendimento com a educadora e fale-lhe desse seu sentimento. Ninguém melhor que ela para a apaziguar e descrever como está a decorrer do processo de adaptação dos nossos filhos.
Não estranhe que quando for levar as suas crianças, as professoras não despejem uma onda de mimos e atenção sobre seus filhos, porque provavelmente, dentro da sala, estão mais 10, ou mais crianças, chorando, completamente desoladas por já terem sido tiradas dos seus pais. Acredite que custa não disponibilizar tanta atenção como deveria, a si aos seus filhos, mas também custa receber e saber que as outras crianças precisam de nós. Tal como todas a outra crianças, os seus também terão toda a atenção necessária, mas é preciso compreender que as outras crianças também necessitam de atenção. Estabelecer um equilíbrio e dar conforto às crianças, para que eles sintam aquele sítio como uma segunda casa, é mais fácil de conseguir com as crianças todas dentro da sala.
Por mais que lhe pareça difícil, não demore na despedida, custa mais para todos, e também à pessoa que a está a receber essas crianças, afinal, elas tem mais crianças que precisam de atenção e mimos dentro da sala.
Compreenda que o choro dos seus filhos é normal nos primeiros dias, porque se é ruim para você, imagine para eles, um ser completamente dependente dos seus progenitores.
Se a separação é tão ruim tanto para você como para ele, e você acha que vai ser um verdadeiro pesadelo deixa-lo e nem sequer vai conseguir trabalhar, então é uma boa ideia tirar uns dias do trabalho para que possa deixar seus filhos de manhã e ir buscá-la logo após o almoço, principalmente se for daqueles pais que precisa que a criança fique mais de 8h na creche. Será menos complicado para você, e melhorará a adaptação de ambos. Se esta não for uma opção, por razões profissionais superiores, tente ir busca-los mais cedo. Quanto mais rápido entregar seus filhos às professoras melhor, porque se não ele se acostuma à longa despedida e não perde a esperança de que mude de ideia e acabe levando eles dali.
As crianças habituam-se à escola como a sua segunda casa, e vai ver que haverá muitos dias em que elas nem vão querer ir para casa. Tomara que esse dia em que eles prefiram a escola do que a cada deles não chegue... rs

Um comentário:

  1. Olá Vanessa, sou Julia e estou aqui para falar sobre um blog que vc é seguidora http://maegemeos.blogspot.com/

    Esta pessoa está copiando todos os meus textos na maior cara de pau e publicando no blog dela, estou lhe escrevendo pq vi que vc é uma das seguidoras dessa mentirosa, que com certeza deve ter algum problema na cabeça!

    Se vc quiser comprovar basta ler meus posts antigos. Desculpe o desabafo, mas eu estou estarrecida!

    Abraços Julia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...