19 janeiro 2012

Os perigos e benefícios de um lazer chamado Pipas

Brincadeira preferida entre crianças, adolescentes e até mesmo adultos, soltar pipa pode se tornar um grande problema quando se solta em lugares inapropriados. Muitas vezes, a brincadeira gera conseqüências gravíssimas.
De acordo com os bombeiros, é proibido soltar pipa onde existe fiação porque o fio em contato com ela é capaz de transmitir descarga elétrica. Eles alegam ainda o perigo do uso com cerol (vidro moído com cola que facilita o corte de outra pipa). Como o cerol é preparado para cortar, pode ferir também uma pessoa. Para alguns pediatras, os acidentes mais comuns seriam os ferimentos leves provocados pelo cerol. No entanto, estes ferimentos podem variar de pequenos machucados até amputações e, em casos mais graves, provocar a morte, principalmente por quedas e traumatismos diversos.
 “Um garoto de nove anos se machucou ao cair do telhado de uma casa, no bairro Bela Vista, em Vitória, na manhã desta segunda-feira (16/01). De acordo com a mãe, a criança estava soltando pipa na laje da residência quando o brinquedo foi parar no telhado do vizinho. O garoto, então, desceu, foi até o telhado do vizinho, que cedeu, provocando a queda, de aproximadamente três metros.
Fonte: G1. Globo.com...

 No futebol árabe desde 2010, Léo Lima já está adaptado aos costumes e ao calor dos Emirados Árabes Unidos. Hoje é considerado uma das peças-chave do Al-Nasr, mas o meia revela que nem sempre foi apaixonado por futebol. Quando criança, preferia soltar pipa em vez de jogar bola.
- De tarde, quando estava quase escurecendo, meus amigos queriam jogar bola e sempre faltava um para completar o time. Mas eu só jogava quando escurecia. Não queria parar de soltar pipa.

Estima-se que entre 10 a 20% das ocorrências de internação nos hospitais e clínicas da região nesta época do ano sejam devidos a acidentes, quedas e traumatismos - inclusive queimaduras e atropelamentos, muitas vezes relacionada às pipas quando as brincadeiras são fora de casa e nas ruas. Por causa disso, recomenda-se aos pais procurarem manter a atenção redobrada nas atividades de seus filhos, pois acidentes podem e devem ser prevenidos.
Para que a brincadeira não se torne uma dor de cabeça, o ideal é que se procure um lugar aberto, longe de fios e que não exista muita movimentação. Caso a linha prenda em uma fiação, o ideal é que abandone a pipa lá e que de maneira alguma tente retira-la.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica Light, a empresa promove todos os anos campanhas para alertar sobre os riscos das pipas quando próximas à rede elétrica: ao encostarem na fiação ou em equipamentos como transformadores, elas podem ocasionar acidentes graves, além de interrupções no fornecimento de energia. A divulgação desses alertas é fundamental, principalmente, em feriados prolongados e nas férias.
A conscientização da população gera, cada vez mais, bons resultados, já que, nos últimos anos, o número de interrupções tem diminuído na área de concessão da Light: foram 740 casos de pipas na rede da empresa, 50% a menos que as registradas em 2007. 

Dicas de segurança ao soltar pipas:
1- Solte pipas longe dos fios, procure espaços abertos para evitar o risco de contato com a rede e acidentes mais graves. As áreas próximas aos aeroportos também são impróprias, pois as pipas podem atingir as aeronaves, colocando vidas em risco.
2- Não solte pipas nas lajes das casas. Não é seguro e qualquer distração pode resultar em choques - caso a pipa prenda na rede elétrica - e quedas.
3- Caso a pipa fique presa, não tente recuperá-la. Não suba em telhados, postes ou torres de transmissão. Jamais tente removê-la utilizando canos, vergalhões e bambus. Objetos de metal, como ferro, alumínio e cobre (ou qualquer tipo de material molhado) provocam choques violentos quando em contato com os fios da rede elétrica.
4- Aos primeiros sinais de tempestade, interrompa a brincadeira. Recolha a pipa que, nesta situação, funciona como para-raios, conduzindo energia.
5- Aprenda a fazer e soltar pipas sem rabiola, como as do tipo arraia. As pipas agarram quase sempre por causa da rabiola.
6- Ao produzir a pipa, não use papel laminado, que agrava ainda mais qualquer contato. Se a pipa tocar nos fios vai provocar um curto-circuito que poderá atingi-lo e deixar um bairro inteiro sem luz.
7- Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas. Muitos acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas.
8- Nunca use cerol. Ele é proibido por lei. Não use linhas metálicas no lugar da linha comum, pois elas podem causar choques elétricos, além de também ameaçar ciclistas e motociclistas.
9- Procure locais abertos, longe da rede elétrica, para soltar pipa.
Fonte: Light

Pássaros foram flagrados nesta terça-feira (10/01) voando ao lado de uma pipa em formato de ave em um festival internacional de pipas na cidade de Ahmedabad, na Índia. Cerca de 200 participantes de 24 países competem no festival de cinco dias.

Na minha casa, soltar pipa é um costume que pelo visto está passando de pai para os filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...