06 fevereiro 2012

Primeiro dia de Creche

Não sei se é certo ou errado colocar os filhos “cedo" na creche... qual a melhor idade ou qual o melhor horário, qual a melhor creche, pública ou particular, de que maneira e com que idade colocamos nossos pequenos? São muitas perguntas e muitas dúvidas... Mas sabe, hoje acho que isso depende do que você sente. A primeira coisa que deve se perguntar é: meus filhos estão prontos? Eu estou pronta para sustentar essa decisão? Se sua resposta for sim, bola pra frente! E esse ano, senti que é o momento dos meus.
Eles são crianças espertas, não estranham ninguém e tem um aprendizado impressionante. 

No dia anterior...
Arrumei bolsa, uniforme, coloquei o nome deles em tudo... com tudo prontinho e eles dormindo meu esposo veio contestar que não queria coloca-los na creche. 3 meses discutindo o mesmo assunto e ele vem me falar isso... bom o que não tem remédio remediado está. Eles vão para a creche sim. Afinal, não estamos dando nossos filhos para ninguém. Não deu certo esse ano? Não tem problema, tiramos eles e os colocamos novamente no ano que vem. Tantas mães fazem isso... Mas na minha cabeça o que vale é tentar.
Meu esposo foi dormir cedo, afinal, eles acordam cedo amanhã. Fiquei fazendo hora na sala, pensando e chorando. Meus pequenos irem para a creche? Eles não são muito pequenos? Será que vai acontecer alguma coisa? Eles vão trata-los bem? Será que outras crianças vai bater neles? Cheguei a conclusão que eu deveria ir dormir, senão ficava louca. E quem disse? Deitei, rolei na cama, fiquei conversando com o Bruno sobre várias coisas e decidimos dormir, acordaríamos cedo demais. Enfim, com muito custo, conseguimos!
Enfim, primeiro dia de aula...
Acordei 05:15... tomei banho, fiquei arrumada. Chamei o marido... chamei o marido, chamei o marido... desisti. Acordei o Vítor, dei banho, chamei o marido... chamei o marido (rs). Ele levantou e foi tomar banho. Quando saiu do banho arrumou o Vítor e eu fui dar banho no Bernardo. Ele chorava, porque era muito cedo. 
Todos prontos, fiz duas mamadeiras e dei para eles. Enquanto mamavam fiz os últimos ajustes. Olhei para o relógio e ainda era cedo. Meu esposo: vamos indo devagar...  Fomos!
Eu com coração apertado e fingindo que estava tudo bem, quase chorando, mas vamos que vamos, mamãe... 
Chegamos lá 20 minutos antes do horário (as 06:40). Esperamos... foram chegando outras mães, avós, pais, crianças, crianças e muitas crianças bem maiores. Salvava-se uma ou outra que eram pequenas mais nem tanto quando os meus. Comecei a me preocupar e pensei comigo: se a turma deles for muito maior, não vou deixa-los aqui. Não mesmo! Eles vão apanhar de todo mundo... (coisas de mãe de primeira viagem e muito coruja). Esperamos mais... muito mais! Disseram que o horário de entrada seria 07:30. Esperamos... aí veio os horários da semana. Hoje eles sairiam as 09:00 e tem reunião dos responsáveis da creche. Beleza, morrendo de fome, sono, e meu marido com aquela cara de: eu não te falei? Mas vamos fingir que está tudo bem e ir em frente. 07:30 chamaram as crianças da creche... subiram umas 30 mil pessoas. Olhei para o Bruno, ele olhou para mim... pensei: vou pegar meus filhos e correr daqui! Mas resolvi dar mais uma chance e ir em frente. Vamos esperar acabar o dia para ver o que acontece. Colocaram todos os pais e crianças num auditório. Imaginem umas 50 crianças, mais pais e responsáveis num lugar pequeno onde o ar condicionado não dava vazão... pois é. Ficamos lá. Crianças quietas e não vinha ninguém. Algumas crianças começaram a se agitar e comentei com o meu esposo: Bruno, será que as crianças vão ficar aqui nessa sala ou vão para as suas salas para assistirmos a reunião? Ele respondeu: ah amor, devem ir para a sala delas. Ah tá... isso não aconteceu e quando a diretora começou a falar acho que meia dúzia apenas prestava atenção. Gente, que idéia de girico (rs)... no meio da reunião Bernardo (assim como as outras crianças) não parava quieto, Vítor chorava (assim como outras crianças) eu estressada, marido (que já não concorda com a creche estressado e ainda p da vida comigo, como se tudo fosse minha culpa)... Jesus, que confusão. Fora a fome, que estava nos matando. Disseram que íamos tomar café da manhã com as crianças para sabermos o que eles comeríam e tudo o mais... estamos esperando esse café até agora. Chegou ao fim da tal reunião e chamaram o nome de algumas crianças, meus filhos estavam nessa lista. Fomos até a sala indicada e tinham 05 professoras e 10 crianças. 
Vocês não tem idéia de como eu respirei aliviada. Bernardo logo se soltou e as professoras ficaram de olho nas crianças mesmo com a gente ali. Bruno com o Vítor no colo. Eu pedi que ele colocasse o Vítor no chão e ele fez isso. 
Ele logo sentou ao lado do irmão para brincar. Ficamos observando eles com outras crianças e as professoras fizeram algumas perguntas. Respondemos tudo o que nos foi perguntando sobre os meninos...
Enfim, liberados!!!
Chegamos em casa com eles muito enjoados e embora não seja parte da rotina, coloquei eles para dormir e fui fazer o mesmo. Apaguei! Quando eles acordaram o almoço deles estava pronto mas o nosso não. Dei almoço, chamei o marido e ele ficou olhando os meninos enquanto eu fazia nosso almoço. Como ele não foi um marido que falou “gracinhas” por termos esperado tanto tempo fiz o que ele gosta... bife com fritas. Os meninos até comeram de novo, mas dessa vez comigo.
Quero ver amanhã na creche... eles ficarão lá sem mim!!! Ai, meu Deus!!! rs
Um ano cheio de dúvidas. E, ao mesmo tempo, cheio de esperanças. Mas nesse ano, há um dia especial para gente. Mãe, podemos ir muito contentes, mas se por acaso chorarmos quando à escola entrar, não fique com pena da gente. É que vamos ficar longe de você, mãezinha... Mas lá iremos encontrar segurança, dedicação, atenção, e principalmente, amor.Não se preocupe com lápis e borracha, caderno... Só os usaremos depois que muito brincar, recortar, colar, desenhar e pintar.
Pergunte o que fizemos na escola, não jogue fora nossos trabalhinhos, eles são muito importantes pra gente! Tudo isso fará de nós dois crianças muito felizes!!!

4 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhh Vannnnnnnn,
    Chorei né, of course...
    Fiquei com dozinha deles, tão desamparados, pequenininhos demais, mas logo esse sentimento foi-se esvaindo com o decorrer do relato.
    PARTICULARMENTE, EU, não colocaria meus pequenos na creche tão cedo se não trabalhasse fora, se não fosse estritamente necessário. Minhas meninas foram com 2 anos e os meninos, com 4 e até hoje se desenvolvem de uma maneira menos madura que elas... Têm algumas dificuldades que elas não tinham... sei lá, é como se as meninas pensassem mais rapidamente e estivesse à frente!
    Se vocês decidiram assim, que seja!
    Peço a Deus que dê tudo certo, que esses bebês se sintam amparados e que sua vida seja bela e florida, e que seus planos se concretizem, com a ajuda de Deus!
    Beijão enoooooorme!
    Edleuza - Betim/MG

    ResponderExcluir
  2. Me ví em várias passagens desse adorável post, só q há uns 4 anos atrás, eu cheguei a fazer um dicionário para a escola com a linguagem deles kkkkkkkkkk, sabe qdo estão aprendendo a falar e nomeiam certas coisas... então fiz mesmo !!! kkkkkkkk No fim dá tudo certo, a insegurança passa... vc vê o desenvolvimento... boa sorte !!! Amei seu post !!

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus...eu ia colocar o meu mas eu tbm fiquei com pena e chorei...e acabei q não coloquei ano que vem ei coloco!rs bjs e boa sorte1

    ResponderExcluir
  4. Oh!!!!!! dúvida... minhas flhas entraram na creche com 2 aninhos mais infelismente tiveram q sair antes do ano(2011) terminar pois uma delas teve encefalite(infecção no cérebro) fiquei desesperada achei q se elas não tivesse ido para creche não teria tido essa doença horrível...mais hoje ela esta se recuperando e eu matriculei ela novamente só que estou em dúvida se levo ou não...
    o neuro disse que seria bom para sua recuperação mais no fundo no fundo tenho medo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...